Body

Como evitar o efeito sanfona? – Reginaldo Barbosa – Medium

Faça dieta, chega dieta e uma característica insiste em ficar se repetindo: aquele peso que se foi, volta assim que ela acaba mais uma vez, e isso acontece por causa de algo chamado efeito sanfona. Todas as dietas restritivas que tem um começo, meio e fim geram o efeito sanfona. Infelizmente, essa é a realidade da maioria das dietas que são praticadas mundo afora. Então, como posso fazer para evitar que o efeito sanfona traga aqueles quilinhos indesejados de volta?

Saiba mais

Antes de responder essa pergunta, precisamos entender o que exatamente é o efeito sanfona. Nosso corpo não entende que temos gordura extra que pode ser eliminada sem maiores prejuízos, por isso ele não sabe quando você está fazendo uma dieta calculada, no seu organismo tudo uma questão de sobrevivência. Quando você faz uma dieta, você faz o corpo passar por um sacrifício já que ele entende que você pode estar prestes a morrer de fome e assim naquele momento você vai emagrecer. Quando estamos num processo de privação de nutrientes, ou uma dieta restritiva, o nosso cérebro, tentando garantir a nossa integridade biológica, faz o corpo entrar em estado de alerta e passamos a armazenar energia que consumimos para garantir que todos os hormônios sejam produzidos, que todas as células respirem e que a gente permaneça vivo e se mexendo. Por outro lado, assim que voltar a se alimentar normalmente, o seu corpo vai estar tão traumatizado pelo sacrifício feito, que ele decide se proteger de novas dietas, e isso acontece por causa de uma habilidade do corpo chamada memória celular. Essa memória celular continua lá durante essa dieta, no seu cérebro, e nas suas células de gordura. A memória celular faz ele armazenar muita gordura para se preparar para o próximo período sacrifício, pra ele armazena a energia extra, é mais importante do que ficar bonito ou pensar na saúde e expectativa de vida, o que importa é o aqui e o agora e aqui e agora você ensinou o seu corpo ele precisa tocar a gordura.

Entenda como funciona

Pense no mundo das cavernas, se você passasse uma semana sem comer nada, o seu corpo ia se desesperar e ligar o modo de alerta e assim que você achasse seu primeiro alimento, nutrientes iam ser estocados para se preparar para a próxima semana de vacas magras. O que ocorre freqüentemente no efeito sanfona é exatamente isso, iniciamos uma dieta da moda emagrecemos o corpo se adapta e passa a armazenar um pouco de energia que ingerimos, voltamos a nos alimentar normalmente, o corpo continua armazenando. Tudo bem, mas como é que eu posso fazer para o efeito sanfona não me afete?

Como não ser afetado

Nesse caso, podemos citar três grandes atitudes que podem ser tomadas: planejamento, organização e transformação.

A mudança de comportamento é o principal e mais seguro caminho para perder peso e manter o peso perdido, pra isso você deve ter um planejamento para alimentação você pode tirar um dia mais calmo, no domingo por exemplo e usá-lo para preparar a comida de toda semana ou para pelo menos planejar exatamente o que você vai comer. Depois de ter tudo planejado, entra em jogo a organização, afinal você precisa seguir esse planejamento e pra isso você é uma pessoa organizada, mas vai além disso, você também deve procurar organizar o resto da sua agenda, o seu lar, enfim, organizar todos os pontos que afete a sua alimentação.

O terceiro e provavelmente o mais importante ponto é a transformação. Claro, é muito difícil, senão impossível, transformar hábitos de anos da noite pro dia e aí que entra o planejamento e organização como base que vão permitir a transformação. É importante entender que aí também entram hábitos de sono de atividade física. No fim das contas, você não vai conseguir fugir do efeito sanfona sem uma transformação dos seus hábitos alimentares. Dietas da moda provavelmente só farão mal à saúde e não ajudarão você a perder peso no longo prazo, essa mudança radical não pode ser feita do dia pra noite mas também é tão difícil quanto parece.

Quer ter acesso a um guia completo sobre emagrecimento de vez, basta clicar aqui


Source link
Tags
Back to top button
close
Thanks !

Thanks for sharing this, you are awesome !

Pin It on Pinterest

Share This

Share this post with your friends!