Body

Tem como evitar a pressão alta? – Caroline Zacariotto Silva – Medium

A atividade física, quando realizada de forma regular, provoca importantes adaptações no organismo, inclusive influencia o sistema cardiovascular. Desta maneira, essas mudanças podem levar a uma redução da pressão arterial de repouso, o que é um fator importantíssimo no tratamento da hipertensão arterial.

A hipertensão arterial sistêmica é uma síndrome multifatorial cuja prevalência, no Brasil, varia de 22% a 44% da população urbana adulta, sendo um dos principais fatores para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Sua maior incidência atinge a população sedentária, consumidores em excesso de sal e álcool e obesas.

Medidas alternativas, como mudança de estilo de vida com redução do peso corporal, diminuição da ingestão de sódio e álcool, além da prática de exercícios físicos de forma regular tem mostrado eficácia em prevenir e combater essa síndrome. E dependendo do grau da doença, da disponibilidade e aderência do paciente a esses tratamentos, os resultados podem ser surpreendentes, podendo ser usada como medida única, não-farmacológica ou concomitantemente ao tratamento medicamentoso.

Para entender um pouco como o exercício pode influenciar na nossa pressão, devemos lembrar o seu ajuste depende de vários fatores que devem atuar em equilíbrio, sendo eles mecanismos hemodinâmicos, autonômicos ou reflexos que regulam o sistema cardiovascular.

Nós sabemos que o controle da pressão arterial é feita de forma refinada pelo nosso organismo. Assim, temos que lembrar que nossos vasos contêm receptores que informam o sistema nervoso central sobre as condições do corpo a cada batimento cardíaco. Isso quer dizer que, durante aumentos da pressão arterial, esses receptores, que compõem o sistema barorreflexo, são estimulados e, por sua vez, projetam informações para nosso cérebro, desencadeando bradicardia (redução da frequência cardíaca) reflexa e vasodilatação periférica. Ao contrário, durante queda da pressão arterial, a estimulação desses receptores provoca taquicardia (aumento da frequência cardíaca) reflexa e vasoconstrição periférica, na tentativa de normalizar a pressão arterial. Considerando-se este funcionamento, numa situação de exercício físico, em que ocorre aumento da pressão arterial, poder-se-ia esperar um aumento da descarga desses receptores arteriais para regularizar a pressão arterial. Isso resultaria em bradicardia reflexa, o que, na realidade, não ocorre. Durante o exercício ocorre sim é uma intensa taquicardia. Aparentemente o treinamento físico de baixa intensidade seria responsável por sensibilizar este sistema, gerando um efeito hipotensor após a atividade.

De forma aguda, o exercício físico já apresenta algum efeito na pressão arterial, de modo que estes permanecem por um tempo considerado prolongado (cerca de 24 horas) no período pós-exercício em hipertensos, pode-se dizer que uma única sessão de exercício prolongado de baixa ou moderada intensidade provoca queda na pressão arterial, que depende, basicamente, de uma diminuição do débito cardíaco (é o volume de sangue sendo bombeado pelo coração em um minuto), associado à redução do volume sistólico (quantidade de sangue bombeado pelo ventrículo cardíaco esquerdo por batimento).

Em geral, o exercício físico dinâmico de baixa a moderada intensidade provoca diminuição na pressão arterial. Quanto à duração do exercício físico, têm sido recomendadas sessões com duração de 30 a 45 minutos, como sendo aquelas que mais beneficiam esta população. O que pode ser explicado pela diminuição da frequência cardíaca de repouso. Contudo, apesar de ter um efeito prolongado, é necessário que o paciente realize o exercício físico de forma regular para que os resultados sejam mantidos.

Assim, desde que adequadamente planejado, quanto a sua duração e intensidade, a atividade física pode ter um efeito hipotensor importante na população hipertensa. Lembre-se de consultar seu médico antes de iniciar qualquer exercício físico e cuide-se.


Source link
Tags
Back to top button
close
Thanks !

Thanks for sharing this, you are awesome !

Pin It on Pinterest

Share This

Share this post with your friends!