Body

COMO CONQUISTAR UMA ROTINA MAIS SAUDÁVEL EM 3 DICAS

Uma rotina saudável está mais associada com qualidade de vida do que você pensa. Continue lendo.

Nos dias de hoje, muito se fala sobre a importância de uma rotina mais saudável. Uma rotina saudável é composta de hábitos saudáveis realizados no dia-a-dia de uma pessoa. Mas, geralmente quando uma pessoa procura a respeito, se depara com muitas informações superficiais ou divergentes que mais atrapalham do que a colocam no caminho certo.

Hoje, vou oferecer 3 dicas para você aplicar, começando desde já, para garantir uma rotina mais saudável.

Primeira dica: Pratique atividade física

Pratique atividade física com consistência

· É preciso fazer academia para se exercitar?

É possível praticar esporte sem equipamento

NÃO. Embora exercício físico esteja geralmente associado a levantamento de peso e corrida na esteira, não é preciso pagar e frequentar uma academia para realizar atividade física. Por exemplo: O simples ato de caminhar já promove diversos ganhos a saúde, corrida de rua e para quem deseja hipertrofia, cada vez mais cresce o movimento da calistenia no Brasil marcado pelo uso apenas do peso do corpo. O segredo é encontrar aquela atividade que exista um gosto por fazer.

Segunda dica: Alimente-se com qualidade

Coma com atenção e não precisará se restringir

Outra dica importante quando se fala sobre uma rotina saudável é alimentar-se com qualidade, porém, como se alimentar com qualidade e não sofrer com dietas rígidas ou com grandes restrições?

· Coma com atenção

Mindful eating, termo em inglês para ‘’comer com atenção’’, é uma técnica que se baseia em dar mais atenção ao ato de comer, conscientemente em como nos sentimos ao colocar a comida na boca. Essa técnica é muito utilizada na nutrição comportamental para tratar distúrbios alimentares, porém, pode causar benefícios a qualquer um: comer com mais consciência, se sentir satisfeito mais rápido, saborear melhor a comida.

· Prepare sua própria comida

Com a correria diária, restaurantes e fast-food se tornam cotidianos na rotina, porém, não combinam com uma alimentação de qualidade, seja pelo tamanho das porções, seja pelos itens da porção ou ainda pelo apelo visual, incentivando a comer mais que o necessário.

Preparar sua própria comida além de exercitar a consciência no ato de comer, ainda permite selecionar com antecedência o que será colocado no prato e em qual quantidade.

· Água, proteínas e fibras

Além de possuírem nutrientes essenciais ao corpo humano, proteínas e fibras demoram mais tempo a serem absorvidas pelo corpo, causando maior sensação de saciedade, evitando a compulsão por comidas não-saudáveis, como doces e frituras. A água também é um aliado importante, pois, aumenta a sensação de satisfação, devido ao fato de muito do que as pessoas confundem com fome e na verdade sede

Terceira dica: Durma mais.

Durma mais e seja mais feliz

É um consenso para a ciência que dormir menos causa diversos problemas ao corpo humano, seja aumentando o risco de doenças, piorando o humor ou reduzindo a expectativa de vida. Entretanto, nos dias de hoje se vê cada vez mais dificuldade de se dormir adequadamente, como dormir melhor?

· Desconecte.

O excesso de informação dos aparelhos eletrônicos aumenta a preocupação e ansiedade, prejudicando o sono, a luz azul dos aparelhos também comprovadamente afeta o sono, já que, influencia diretamente na produção de melatonina, o hormônio produzido, no escuro, pelo cérebro, e responsável por nos avisar qual é a hora de dormir.

· Respeite seus horários

Saiba que o ideal é dormir por volta de 7 a 8 horas, é tentador dormir menos para ter mais tempo, porém, isso é um mito, já que a falta de sono prejudica a produtividade no outro dia, afetando nossa sensação de satisfação e felicidade.

Gostou das dicas? Está em dúvida sobre algum tópico? Diga nos comentários.


Source link
Tags
Back to top button
close
Thanks !

Thanks for sharing this, you are awesome !

Pin It on Pinterest

Share This

Share this post with your friends!