Food

como auxiliar pais através de uma solução em UX?

Em um mundo cercado por opções industrializadas que oferecem praticidade, o grande desafio é achar uma solução que ofereça uma alimentação saudável e descomplicada. Seria possível unir o útil ao agradável?

Vamos ser sinceros, grande parte da população, se questionada, concorda que alimentação é um dos pilares principais para se manter saudável e evitar problemas futuros de saúde. Porém, na correria do dia a dia, é difícil não ficar tentado a saborear um rápido Fast-food.

Além disso, à noite, ainda podemos nos deparar com aquele lámen que fica pronto em cinco minutos. Como resistir a tudo isso e se manter com a saúde em dia? Ao pensar numa alimentação saudável, para adultos e crianças, novamente, podemos concordar com a dificuldade de se manter saudável diante de tantas opções não saudáveis.

Pensando nisso, fizemos um projeto para alinhar alimentação saudável e praticidade em todas as faixas etárias num aplicativo. O objetivo é auxiliar os pais dentro dessa problemática para que desenvolvam uma alimentação saudável no dia a dia. Mas como chegar a essa solução usando os conhecimentos recém adquiridos em UX?

Partindo do ideal de design do double diamond, seguimos um fluxo baseado em pesquisas e descobertas, que resultaram em insights e definições para então seguir em ideações e, finalmente, protótipos do que seria o projeto.

Com um objetivo já estabelecido, buscamos achar métodos eficazes para atingirmos nosso público-alvo: começando com um desk research para levantamento de dados relevantes e ajudar em nossa base de hipóteses e amostras possíveis. Com esses dados em mãos, seguimos adiante para conversar e levantar dados quantitativos e comportamentais de nossa base.

Pesquisa

Definindo nossos objetivos, escolhemos os seguintes métodos levantando hipóteses e determinando amostras. Assim, preparamos nosso guia para a aplicação desta pesquisa. Nela, podemos observar dados importantes para o andamento do projeto:

  • 91,3% não acham lanches industrializados benéficos a saúde.
  • 44% afirmam que refeições saudáveis levam mais tempo para serem produzidas, em sua maioria, alegando que o manuseio e preparo leva muito tempo.
  • Em sua grande maioria, quando é necessário explicar para a criança sobre alimentação saudável, os pais optam pela linha lúdica: dizer que aquele alimento irá torná-lo mais forte, inteligente, etc.
  • 45,8% diz ter preferência da informação ser via aplicativo (perdendo apenas para redes sociais com 66,7%*).

*Múltipla escolha

Personas

Criamos em cima de nosso cenário perfis que mostram qual a seria a realidade de nosso público:

Jornada do Usuário

Para tornar a imersão ainda maior com o público, criamos a jornada de um usuário. Optamos por saber os detalhes mais profundos que um usuário faz, assim, criando um laço empático ainda maior.

Jornada do Usuário do aplicativo proposto

Analisando em detalhes, foi possível identificar as dificuldades e corrigir possíveis erros em nosso processo. Isso é algo extremamente importante: erre cedo para ter sucesso mais cedo!

Canvas da Proposta de Valor

Para entender melhor o processo e o produto final, criamos o modelo de negócio com as expectativas, dores e soluções que o público procura:

Proposta de Valor do aplicativo voltado para controle de alimentação familiar

Protótipo

Nessa etapa, buscamos criar protótipos de baixa fidelidade para começar explorar melhor a ideia do projeto. Assim, poderíamos realizar testes de usabilidade para aprimorar ainda mais a experiência do usuário e criar um MVP (Minimum Viable Product) do nosso projeto. Para isso, utilizei o Balsamiq para criar em low fidelity.

Imagem do protótipo em low fidelity

Gerei um arquivo em PDF pelo Balsamiq com as interações dentro do protótipo que podem ser visualizadas no arquivo a seguir:

PDF interativo do aplicativo
Teste do protótipo de baixa fidelidade com usuário

Com a criação desse protótipo e o teste foi possível verificar onde poderiam ser feitas mais melhorias, seja de usabilidade ou UI.


Source link
Tags
Back to top button
close
Thanks !

Thanks for sharing this, you are awesome !

Pin It on Pinterest

Share This

Share this post with your friends!